Instrutor de Armamento e Tiro - Curso de Formação

Olá queridos amigos e leitores da Tiro Certo, este mês abordaremos sobre um tema que está acalorado nos bastidores do Tiro no país, acerca do Instrutor de Armamento e Tiro, bem como um trabalho que fizemos junto à Escola Superior de Polícia Civil do estado do Paraná.

Pois bem, trata-se de uma profissão não muito (re)conhecida, compreensível, pois outrora sequer era utilizada no meio civil, ainda mais por civis, mas que de acordo com  a Lei 10.826 de 2003, abriu o leque e regulamentou algumas funções para este tipo de profissional.

Complementando, foi a portaria 1219/2010-DG/DPF – CONAT/SENARM/2010 quem regulamentou o reconhecimento das formações deste profissional perante aos órgãos competentes.

Atualmente são duas esferas controladoras, fiscalizadoras e regulamentadoras sobre os Instrutores, (salvo corporações onde possuem regulamentações internas e específicas) são elas: O Departamento de Polícia Federal, bem como o Exército Brasileiro.

Qualquer cidadão acima de 21 anos, que não possua antecedentes criminais, que apresente um laudo de aptidão psicológica para manuseio de armas de fogo, bem como documentos pessoais, poderão frequentar o curso de formação e ser inseridos no mercado de trabalho.

SOBRE O PROFISSIONAL: INSTRUTOR.

Uma carreira em plena expansão no Brasil; Instrutor de Armamento e tiro. O profissional dedicado à instrução de Armamento e Tiro deve ser capaz de não apenas ministrar aulas, mas interagir, animar, aguçar, relevar e ser compreendido com clareza.

Estudos de psicopedagogia alinhados à andragogia contemporânea afirmam que o conhecimento é agregado de forma mais contundente quando o aluno se sente parte do todo, como responsável pelo bom andamento da instrução, seja com técnicas dinâmicas, participativas, analisando a teoria alinhada à prática, sendo inserido no contexto de forma natural e esta imersão só é possível utilizando 3 valores: RESPEITO X SERIEDADE X IMPARCIALIDADE.

O instrutor, não é apenas um transmissor de um determinado assunto, ele tem a capacidade de formar opiniões, proporciona através de técnicas específicas, idéias, formas de pensar, panoramas de situações e visões amplamente focadas baseando-se em ética, bom senso e principalmente, buscando as quebras de paradigmas de contextos desatualizados.

ÁREA DE ATUAÇÃO:

Após o curso de formação, deverá o Instrutor se credenciar junto ao DPF, efetuar uma avaliação feita geralmente em 4 etapas (escrita, teórica, oral e prática) (vide procedimentos em www.dpf.gov.br), aumenta sua gama de trabalho, dentre elas, emitir laudos de capacitação para aquisição, transferência, renovação de porte e registro de armas de fogo, tanto pela para os requerentes que deram entrada na Policia Federal quanto para os Atiradores Colecionadores e Caçadores registrado no Exército, trabalhar como instrutor de armamento e tiro em escolas de formação de vigilantes, aperfeiçoamento e atualizações de Guardas Municipais, ministrar cursos em clubes de tiro, entre outros profissionais da área da segurança pública e privada.

 PADRONIZAÇÃO DE FORMAÇÃO – Exemplo a ser seguido!

Assim como num passado recente ocorrido com a Polícia Legislativa Federal – DF, com o intuito principal de atualizar e padronizar os conceitos, procedimentos e técnicas de ensino, a Escola Superior de Polícia Civil do estado do Paraná convocou a Equipe de instrutores da Propoint, para ministrar um curso exclusivo de Formação de Instrutor de Armamento e Tiro aos seus servidores.

O curso ocorreu na cidade de Curitiba-PR, parte das aulas na própria Academia e outra na Superintendência da Polícia Rodoviária Federal.

Delegados e investigadores, alunos com extrema competência profissional, se dedicaram ao máximo para absorver o que na atualidade há de mais moderno em termos de fundamentos para a multiplicação da informação, que serão processados, afinados aos moldes pré-determinados e repassados aos futuros alunos e policiais civis desta instituição.

Dr. Cladio Marques - Técnicas Sniper

Foram abordadas dentre o conteúdo padrão do curso, aulas específicas para os armamentos utilizado por eles e técnicas de tiro de precisão com armas longas, desde as MT’s, SMT’s até fuzis em calibre .308win com aparelho de pontaria óptico.

Acreditando na formação com qualidade, com visão humanizada, segundo o Dr. Rogério Antonio Lopes, Diretor da Escola Superior de Polícia Civil do Paraná, um exemplo de líder, “A ESPC do Paraná passa por um processo de reengenharia curricular e pedagógica. Nesse contexto a instrução de Armamento e Tiro é fundamental. Fizemos uma avaliação das várias empresas no ramo em atividade no país  e a Propoint foi a escolhida em razão da qualidade e seriedade dos serviços que oferece, da capacitação técnica dos seus instrutores e da metodologia vanguardista que imprime em seus ensinamentos.” e conclui “O curso superou as mais auspiciosas expectativas. A repercussão foi a melhor possível e os resultados foram tão profundos que trouxeram um novo paradigma na formação dos policias civis do Estado do Paraná”. Nos sentimos lisonjeados.

Dr. Rogério Antonio Lopes

SOBRE A ESCOLA E A FORMAÇÃO:

O intuito principal do Curso de Formação de Instrutor de Armamento e Tiro oferecido pela Propoint é focado na formação do perfil do profissional, há sim uma infinidade de técnicas e conhecimentos atualizados, porém muito além de bagagem de conhecimento é a forma de transmiti-la, nada adianta deter um imenso conhecimento se na hora de transmitir não possuir técnicas para que seja eficaz e cronologicamente regular.

Há o respeito, ponderações apuradas, de forma adequada, exemplificando caso a caso, um relacionamento próximo com cada aluno, suas dificuldades e necessidades tratadas de forma excepcional, além munir os alunos com ferramentas para o uso do dia a dia em suas instruções, com técnicas eficazes para o aprimoramento no manejo eficiente e seguro com armas de fogo, proporcionar um banco de dados com informações importantíssimas ao futuro instrutor para que este possa ter um conhecimento de informações onde consiga buscá-las em caso de uma necessidade de conhecimento aprofundado de certa técnica.

Faça parte você também do “roll”  de alunos formados pela Propoint, invista em qualidade, invista numa escola especializada na formação, que foi projetada para isso, com toda infraestrutura, inclusive alojamentos internos, num curso que realmente preza a transmissão do conhecimento pedagogicamente embasado para a formação de um Profissional com excelentes chances na obtenção de sucesso em sua carreira. Maiores informações, entre em contato: cursos@propoint.com.br, www.propoint.com.br ou 18-4141-4545.

Texto:

Sandro Christovam Bearare
Instrutor de Armamento e Tiro
Credenciado: Dep. Policia Federal e Exército Brasileiro
Coordenador de Cursos.

Membro
– IPA – International Police Association
– International Association of Law Enforcement Firearms Instructors, Inc.®. 

Propoint – Centro de Treinamento Tático e Desportivo
www.propoint.com.br
Cursos, Treinamentos e Consultorias